fbpx

Engana-se quem pensa que ter boas ideias de negócio é a única característica necessária para ser um empreendedor de sucesso. Empreender pode ser muito mais complexo do que você imagina e exige diversas competências.

Mas a boa notícia é que ninguém nasce empreendedor. É possível sim desenvolver as habilidades comportamentais para empreender, basta foco e muita dedicação.

Por isso, se você quer seguir esse caminho cheio de desafios e conquistas, que tal conhecer as características principais de um empreendedor de sucesso? Eu tenho certeza que você também pode desenvolvê-las e alcançar seus objetivos. Confira:

Estabelecer e seguir planejamentos

Getty Images

 

Um empreendedor de sucesso sabe que em um mercado competitivo, não há lugar para quem age por impulso. Portanto, a primeira característica que você precisa ter (ou desenvolver), é ter o costume de construir e seguir planejamentos.

É essencial que o empreendedor tenha uma visão realista sobre onde quer chegar, e saiba quais os caminhos que vai precisar seguir para atingir esses objetivos. Portanto, estabelecer metas a curto, médio e longo prazo é uma das atitudes que devem anteceder a abertura de uma empresa, e que não devem ser deixadas de lado com o passar do tempo.

Mas um empreendedor também é flexível e sabe o momento que é necessário abrir mão dos seus planejamentos e inovar. Afinal, empreender também é estar aberto a novas possibilidades e tendências de mercado.

Habilidades de liderança

Getty Images

 

Empreendedorismo tem tudo a ver com liderança. Assim como os colaboradores procuram por um líder, principalmente em momentos de crise para se organizar e superar obstáculos, o empreendedor precisa encontrar em si mesmo seu próprio líder.

Algumas habilidades importantes de um líder são:

  • Ter empatia com os colaboradores.
  • Autorresponsabilidade pelos seus atos e de sua equipe.
  • Ter um foco claro e ser o grande motivador da equipe.
  • Confiar e transmitir confiança.

O SEBRAE oferece diversos cursos online e gratuitos relacionados a liderança e empreendedorismo. Clique aqui para saber mais sobre o curso Liderança: como desenvolver times de alta performance.

Coragem

Getty Images

 

Uma das características indispensáveis de um empreendedor de sucesso, é ter coragem. Iniciar no mundo dos negócios não é tarefa fácil, e envolve saber lidar e assumir diversos riscos.

A coragem é necessária para tomar decisões e ser persistente. Mas isso não quer dizer se jogar de cabeça em qualquer situação. No empreendedorismo, a coragem que dizer ser analítico e saber calcular muito bem esses riscos, para que o negócio não seja prejudicado e os resultados sejam previsíveis.

Buscar o aperfeiçoamento

Getty Images

 

A busca constante por conhecimento é uma das principais características que levam o empreendedor ao sucesso. Não basta ter dinheiro para investir num negócio ou ser pioneiro de uma boa ideia, se você não foca na sua capacitação e atualização dos seus conhecimentos.

Para empreender, é preciso ter uma boa bagagem em gestão, liderança, finanças, e diversas outras áreas que envolvem administrar e manter um negócio. E esse conhecimento não se compra: ele depende do esforço.

Um empreendedor de sucesso também reconhece as suas dificuldades e não tem medo de enfrentá-las. Portanto, ler livros sobre assuntos ligados a gestão, frequentar palestras, cursos e dedicar boa parte do tempo ao estudo, devem se tornar hábitos se você deseja ser um grande empreendedor.

Que tal começar a colocar algumas dessas dicas em prática hoje mesmo? Dedique-se, invista em você! Eu tenho certeza que você pode ser o próximo empreendedor de sucesso, desenvolvendo essas características essenciais.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

Fechar Menu