fbpx

O Ano Novo está batendo na porta, e é nessa época que muitas pessoas começam a se planejar para investir em um negócio no ano que vem pela frente. Se você é uma dessas pessoas que busca novos desafios, acompanhe esse post com dicas infalíveis para você começar a se organizar e empreender em 2019.

Quero começar a empreender. E agora?

Antes de tudo, responda a essa pergunta com sinceridade:

Por que você quer ser um empreendedor?

Muitas pessoas tem o sonho de ter um negócio próprio, mas não se dão conta da realidade e da complexidade que é empreender. Junto com a independência financeira e a liberdade em poder tomar suas decisões, é preciso estar ciente que correr riscos e ter inúmeras responsabilidades, fazem parte da rotina de um empreendedor.

Mas se mesmo assim você ainda tem o sonho de colocar sua ideia em prática e prosperar, independente dos desafios que vai encontrar no caminho, é hora de colocar seus planos em ação!

Começar a empreender exige novos hábitos, e nada melhor que um novo ano para motivar uma mudança no estilo de vida. Confira as dicas que separei para você começar a colocar em prática agora mesmo!

5 dicas para começar a empreender em 2019

Faça um planejamento

 

A primeira dica (e talvez a mais importante) para se organizar e começar a empreender, é trabalhar em um planejamento. Afinal, não dá para ser impulsivo quando se trata de negócios.

Para começar a se planejar, pesquise o cenário atual do mercado e conheça a fundo a concorrência. Dessa forma você vai poder analisar se está indo no caminho certo. Caso não esteja, mudar o segmento que deseja empreender é a melhor escolha. Lembre-se: ter uma mente aberta a novas possibilidades é essencial para ser um empreendedor de sucesso.

Se você já está certo de qual será o segmento que vai investir, coloque no papel tudo o que deseja que sua futura empresa conquiste em determinados períodos de tempo.

Daqui 6 meses, onde quero estar? E daqui 1 ano, como eu quero que esteja o meu negócio? E em 5 anos?

É importante traçar metas realistas para curto e longo prazo, e fazer ligações entre essas metas. Não adianta ter objetivos, mas não saber como chegar até eles, certo? Portanto, desenvolva um “mapa de negócio” e pontue tudo que precisa fazer para atingir suas metas.

Busque capacitação

 

É preciso estar preparado para o mundo dos negócios antes de começar a empreender. Por isso, invista na sua capacitação em gestão, vendas, captação de clientes, administração, etc.

Uma preparação é essencial para entender o momento certo de colocar o produto no mercado, lidar com os obstáculos, e consequentemente, melhorar os resultados e rendimentos.

Além de frequentar cursos presenciais e dedicar-se na leitura de livros, você pode adquirir muito conhecimento sobre negócios através de cursos online de qualidade, que garantem até certificado. Clique aqui para acessar os cursos gratuitos de capacitação da Fundação Bradesco.

Comece a economizar

 

Quando você começa a empreender, você é o seu primeiro investidor.

Isso quer dizer que muito antes de abrir o seu negócio, você precisa ter um planejamento financeiro e reduzir seus custos ao máximo. Afinal, o dinheiro não é necessário somente para abrir uma empresa, mas também para mantê-la, principalmente em momentos de crise.

Por isso, corte luxos desnecessários, e procure focar em investimentos que tragam retorno no início dessa jornada. Se você não tem uma planilha para organizar seus gastos, é fundamental que ela seja feita e tenha todos os registros de movimentações. Também é importante definir um teto de gastos pessoais e cumpri-lo rigorosamente.

Aprenda com os experientes

 

Tanto histórias de sucesso, quanto as de fracasso, podem nos ensinar muitas coisas sobre o mundo dos negócios. Procure saber mais sobre os erros e acertos de quem já traçou esse caminho e leve essas lições para o começo da sua jornada como empreendedor. Separamos 3 livros ótimos, que contam histórias inspiradoras de empreendedores brasileiros:

  • “Uma trufa e… Mil lojas depois” de Alexandre Tadeu da Costa
  • “Sonho Grande” de Cristiane Corrêa
  • “Carlos Wizard: Sonhos Não Têm Limites” de Ignácio de Loyola Brandão

Que tal tirar o final de semana para ler um desses livros e aprender com quem tem muito a ensinar? Temos certeza que você vai absorver muito para começar a empreender no caminho certo.

Começar o negócio do zero ou abrir uma franquia?

É hora de decidir qual o melhor modelo de negócio para você. E o mais comum é que as pessoas fiquem na dúvida entre 2 modalidades de negócio: franquia ou abrir sua própria empresa.

Bem, primeiro é preciso entender que o negócio próprio garante autonomia nas decisões e amplia as possibilidades. Porém, os riscos são maiores. Entrar com uma marca nova em um mercado competitivo e não ter experiência nem suporte, pode levar seu negócio à ruínas em pouco tempo.

Nas franquias, apesar das taxas e de uma menor flexibilidade na gestão do negócio, você investe em uma marca com nome forte e que já deu certo. Além disso, o lucro é previsível e todo o suporte e treinamentos são disponibilizados pela franqueadora.

Que tal saber mais sobre a franquia que garante um dos retornos sobre o investimento mais rápidos, e que está em expansão no mercado? Clique aqui e saiba por que a Clínica de Estética Virtuosa é uma ótima opção para você empreender em 2019!

Fechar Menu